Objetivos do Encceja e como vão ser as provas em 2020 – Confira!

Confira mais informações sobre a principal prova de certificação do Brasil hoje em dia!

Milhões de brasileiros e brasileiras possuem o sonho de terminar os estudos no próximo ano. Para isso existem muitas opções e a mais procurada delas ultimamente está sendo a prova do Encceja 2020.

Quem ainda não sabe, essa é maneira mais rápida e prática de conseguir seu certificado de Ensino Fundamental e Médio. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontece anualmente em todo o país.

A seguir vamos trazer mais informações para quem pensa em fazer essa prova. Fique por dentro e saiba como vai funcionar e como é possível conseguir um certificado que irá mudar sua vida profissional.

Objetivos do Encceja e como vão ser as provas em 2020
Foto: Divulgação

Como vai funcionar o Encceja 2020

Mas então: como vai funcionar o Encceja 2020? Muitas pessoas já estão começando a procurar novos detalhes sobre o exame. Isso porque muitos preferem estudar desde o começo do ano para chegarem na hora da prova preparados.

Primeiramente o objetivo do Encceja segue o mesmo. A intenção é construir uma referência nacional de educação para esse público. Isso é feito através da avaliação de competências e habilidades que foram adquirados ao longo dos diferentes processos de formação (escolares ou não).

Ou seja, é provável que a prova do Encceja continue acontecendo da mesma forma. Você poderá usar este exame para conseguir terminar os estudos. A intenção é oferecer uma maneira democrática de acesso ao ensino básico para quem está afastado da escola.

Provas do Encceja 2020

As provas do Encceja 2020 deverão manter o mesmo padrão inicialmente. Isto é, a participação no exame será sempre voluntário e gratuito. Poderão participar todos os jovens e adultos dentro dos requisitos de idade que estão interessados em terminar sua educação.

São vários públicos que podem fazer a inscrição:

  • Brasileiros que moram no país (Encceja Nacional);
  • Residentes no exterior (Encceja Exterior);
  • Pessoas em situação de privação e liberdade (Encceja PPL);
  • Brasileiros em situação de privação de liberdade no exterior (Encceja PPL Exterior).

O grande pré-requisito ainda continua sendo o mesmo: a idade. É necessário ter, no mínimo, 15 anos para fazer a prova de Ensino Fundamental. Já os interessados em fazer as inscrições Encceja 2020 para Ensino Médio precisam ter 18 anos, no mínimo.

Mas fique atento: o edital do Encceja 2020 com todas as informações deverá ser lançado no início do ano. Entre fevereiro e abril já deve ser possível saber mais sobre as provas de certificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *